domingo, 8 de janeiro de 2012

A míngua e o quebrante

Esta é a primeira publicação "em conjunto", do blog e do facebook. Apreciem sem moderação!!!!



     Desde o nascimento da Laura, ouço as pessoas me dizendo que é para cuidar o "quebrante". "Ah, o quabrante..." era o que eu respondia. Aí me diziam onde eu tinha que levar a Belezinha pra benzer, como o (a) benzedor (a) "media" o quebrante no braço, os sinais visíveis de quando o bebê estava com quebrante, como faço pra não pegar quebrante nela... muitas informações.
    
     Segundo os entendidos, um dos sinais de que a criança está com quebrante é quando ela dorme com os olhos semi abertos (de peixe morto, como eu digo). Então eu tenho quebrante desde sempre!!!! Durmo com os olhos meia espada desde que me conheço por gente!!!

     Nunca tinha ouvido falar disso, e não sei direito ainda o que significa. Alguns instruídos no assunto me explicaram que o "quebrante" acontece quando todos elogiam demais a criança, chamando-a de calminha, querida e linda (disseram também que se chamar de "bonita", não dá quebrante...). Pelo que entendi, é como se fosse um olho gordo sem a intensão de ser olho gordo...entendeu? Pois é, nem eu!!!
     Mas enfim, não sou uma pessoa cética, acredito num monte de coisas relacionadas ao "além". Costumo dizer que se uma xícara me desejar bom dia, retribuo o bom dia dela com um sorriso. Não vou julgar só por ser uma xícara!!

     Pois bem, a Laura começou a ficar inqueta na semana que passou. À noite tudo tranquilo, seguia  rotina normal: banho, mamá e cama. Dormia bem até o outro dia de manhã. Mas durante o dia ela chorava sem motivo, fazia manha, ficava realmente muito inqueta. A Graci (tata) me advertiu: "É quebrante". Putz, tinha me esquecido do tal quebrante. Por via das dúvidas, liguei para os contatos dos benzedeiros de plantão e levei  neninha pra tirar o quebrante.

     Por três dias seguidos, no final da tarde, lá ia eu levar a Laura pra benzer. Segundo o benzedor, além do quebrante, ela também tinha "míngua". Pronto!!! Mais essa agora!! Mas o que é a tal da mingua?? Explicação: quando se está com a míngua, pode ter anemia. "Ahhh, a míngua...", foi a minha resposta.
    
O que interessa é que a Laura está livre do quebrante e da míngua, pelo menos por um tempo.

9 comentários:

  1. Maravilha de texto! Você tem muito talento.
    Essa crença no olho-ruim ou quebrante , segundo dizem,é universal.
    Yo no creo en bujas, pero que las hay, las hay!
    Tudo de bom para vc e sua Laura bonita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Que bom que gostastes do texto! Espero que leias os outros. Diversão garantida!!!

      Excluir
  2. Olá!
    Tô tendo problemas com meu filho de 5 anos,me falaram que e mingua,mas oq realmente fazer?

    ResponderExcluir
  3. Oque fazer quando o neném tem mingua

    ResponderExcluir
  4. A benzedeira me falou que estou com minha O que posso fazer para curar?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber como benzer uma criança com míngua quero aprender obrigada!

    ResponderExcluir