sábado, 11 de agosto de 2012

Novidades do nono mês



 






     A Laura está querendo caminhar a todo custo. Não se apóia nos móveis e vai dando passinhos devagar, como outros bebês. O negócio dela é voar as tranças. Já deu dois passinhos sozinha, com a Dinda Luiza supervisionando, mas logo caiu. Antes ela procurava as duas mãos pra caminhar, agora, está achando que com uma pode se apoiar e sair correndo.
Poucas vezes ela engatinha tranquila, geralmente chora querendo ficar em pé. Quando ela sai sem olhar pro chão, achando que pode caminhar sozinha, noto nela um certo ar de estabanada, idêntico ao meu. Se fisicamente ela se parece muito com o Bruno, em certas situações me vejo nela, impressionante!

     A hora de impor limites começa nessa fase, por isso não dá pra deixar passar. Os tombos e as batidas de cabeça também fazem parte. Quando acontece, não saio correndo a fim de acudi-la, apavorada. Vou com calma, digo que já passou, sem muito alarde, aguardando o choro passar. 

     As tomadas, mesas e objetos considerados perigosos são os alvos prediletos. Porque criança é assim? Sempre mete a mão onde não deve! Até a ração da Bella já foi alvo de exploração da Laura. Por conta disso, "Não pode!!" tem sido a frase mais dita aqui em casa nos últimos tempos.


     Os buchinhos decorativos são dos poucos objetos da casa temidos pela Laura. Eles ficam embaixo do aparador da sala, que tem um espelho que vai do chão quase até o teto, coisa que deixa a neninha alucinada! Espelho e duas grandes bolas verdes... era tudo o que ela queria! Então ela vai se aproximando do espelho, engatinhando ou caminhando com o nosso auxílio, sorri, dá aqueles gritinhos lindos e vai com a mãozinha bem perto dos buchinhos, e então recua. Eles são pontudos e acho que da primeira vez que ela encostou neles, provavelmente pinicou, por isso o receio.  Quinta à noitinha, consegui registrar alguns momentos de quase interação com os buchinhos.

     O ônus dessa fase tão legal são as dores nas costas, nas pernas e o cansaço que ando sentindo. O Bruno e eu revezamos as passeadas com ela pela casa, porque um sozinho não aguenta o tranco. 
Outra coisa, o sono da Belezinha não é mais o mesmo. Há semanas que ela acorda 2, 3 até 4 vezes por noite, quase sempre querendo mamar. Aí, a mamãe que tem que fazer a mão, não adianta. Até peço ao Bruno que vá acalmar ela, mas quando vejo que ela continua inquieta passado alguns longos minutos, me levanto e assumo a situação. 

     Ainda hoje comentei que tudo o que eu não me cansei logo que ela nasceu, estou me cansando agora. Mas como tudo, há de passar! E os sorrisos e afagos que ando recebendo da pequena compensam a canseira! /

Nenhum comentário:

Postar um comentário