terça-feira, 16 de setembro de 2014

O primeiro sagu

     Sou fã de sagu, desde que me conheço por gente. O melhor do mundo é feito pela minha mãe, mas aprecio a iguaria em todos os lugares onde sei que ele é feito com vinho de verdade. O único sagu que não é feito com vinho e mesmo assim é uma delícia, também é feito pela mãe, e vai carambola junto, cortada como estrelas. Esse pra mim tem gosto de infância.

     O sagu faz parte da minha infância e da dos meus irmãos também. Lembro que certa vez, quando a Camila, minha irmã, tinha poucos meses de vida (uns 6, 7...), ela ficou sob os cuidados meus e do pai. E nós demos umas colheradinhas de sagu pra ela.  Instantes depois, a pobre criança começou a ficar inquieta, choramingar... até que saiu uma bolinha de sagu por cada narina dela. Coitadinha! E mesmo assim ela segue gostando de sagu até hoje.

     Adoro um sagu, mas nunca tinha me atrevido a fazer. Já escutei histórias engraçadas sobre a confecção do doce, de gente que ficou sem panela em casa, pois exagerou na quantidade das bolinhas e o doce foi proliferando, proliferando... ou de que aconteceu alguma coisa durante o preparo que deixou uma montoeira de bolinhas grudadas. Por essas e por outras, sempre fiquei com o pé atrás em fazer sagu.

     A Laura está com uma gripe bem forte, uma tosse mais forte e xarope ainda, e passou o dia em casa comigo, bem amuada, sem querer comer nada a não ser sagu. Como negar o pedido de uma filha gripada? Fui pra cozinha e fiz o primeiro sagu da vida. Fiz pouca quantidade por medo de errar. 

     Ficou muito bom! A consistência das bolinhas, a quantidade de açúcar e especiarias (canela e cravo) ficaram dignos de programa de culinária. Não sobrou nada pra contar a história. 

    Hoje, nossa crespa já voltou à rotina normal e assim que retornou da creche, me pediu que fizesse mais sagu. Ok! E o melhor é que ela ficou ao meu lado durante todo o processo, dizendo que queria aprender como se faz.  Dessa vez fiz uma quantidade maior pra que todos possam se deliciar com o meu sagu.  "Mazá"!!!

   
Bolinhas de molho, vinho fervendo e o olhar atento da Laura

Sorriso pra foto, Laura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário