segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Histórias da Laura VI

Obediência 
Estávamos eu e o Bruno jantando, e a Laura brincando com suas bonecas na sala, sendo observada por nós. A brincadeira constava em  coordenar a vida das bonecas (quem dormia, quem ia pro "pensamento", quem comia...) com o tom autoritário que lhe é de costume, quando eu virei o alvo.
- Mãe, senta aqui comigo, pega a Tati no colo e faz ela dormir.
- Eu e o papai estamos jantando, Laura.
Ela deu uma respirada funda (estilo "bufandersom"... sabem como é?)
- Mas mãe...
- Depois que nós terminarmos de comer eu vou brincar contigo. Tá bem?
O ar de seriedade tomou conta do rosto da crespa, e ela anunciou:
- Olha que eu vou chamar a Miti.
- Por que chamar a Miti?
- Porque tu não tá obedecendo!
- Mas quem tem que obedecer é a Laura! Os filhos obedecem os pais... Tu não és nossa filha?
- Não. Eu sou  a "pofe" de vocês, e vocês tem que me obedecer.

Férias
. Nas férias de julho da creche, a neninha passou uns dias em Santo Ângelo na casa d vô G e da vó Mari. Esta, por sua vez, tem o lado doce de vovó, mas pega firme quando a Laura coloca as manguinhas de fora. Certo dia, ela teimou que não queria sair do carro. Pois a vó lhe avisou que ali quem mandava era ela (a vó) e que a Laura tinha que obedecer. Como resposta, a crespa fechou a cara, respirou fundo (estilo "bufandersom" de novo) e disse:
- Não venho mais passar férias aqui...

"Passarico"
Festividades do mês farroupilha na creche. Entusiasmada, a Laura sai da aula e me conta, eufórica:
- Tu não acredita que música eu dancei hoje na escola.
E saiu rodopiando e cantando:
- Passarico, passarico, passarico do banhado...
O "passarico" foi incorporado de tal forma aqui em casa que chegamos a esquecer como é mesmo a música original.

Senhor e senhora
Em conversa com a vó Lulu:
- Vó, tu sabe... opa, senhora. Pessoas velhas a gente chama de senhor e senhora.
A vó Lulu ficou impressionada com o tratamento e perguntou quem tinha ensinado isso à Laura. Ela não respondeu, mas continuou a se referir ao vô Bruno e à vó Lulu como senhor e senhora.

Joaquim
Estávamos indo embora da casa do Vô Bruno, já no carro, quando a Vó Lulu mostrou a Pipa (poodle da casa) na porta da casa e disse:
- Olha lá a Pipa, Laura. Ela fica esperando a vó entrar em casa bem quietinha, na porta, com aquela perna torta dela (quebrada quando ela era ainda bem novinha...).
A Laura disse, com sabedoria de causa:
- Igual ao Joaquim!
Ficamos nos perguntando que Joaquim era aquele mencionado pela crespa. Aí ela nos esclareceu:
- O Joaquim da música! Seu Joaquim, quim, quim, da perna torta, ta, dançando valsa, sa, com a Maricota, ta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário