sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Diálogos da Laura

     Ouvir uma criança que está aprendendo a falar é uma das coisas mais divertidas que existe. Não há quem não dê muita risada ou se emocione com as frases e palavras recém aprendidas.

     A associação de objetos, idéias, a lembrança de fatos que aconteceram há semanas atrás  e a maneira como a Laura expressa isso é muito legal.

     Pra posteridade, ficam registradas aí algumas frases e diálogos da Laura. 


     O nosso presente de dia das Crianças pra ela foi uma mesa e uma cadeira, pra que ela possa ficar bem acomodada na hora de desenhar.Comprei uma mesa e apenas uma cadeira. Até pensei em comprar mais uma, mas deixei a ideia de lado.
Ao abrir o pacote de presente, ficou feliz da vida. Eufórica, sentou-se logo na cadeira enquanto eu montava a mesa e o Bruno filmava a cena.  Assim que terminei de rosquear os pés da mesa e virei-a de tampo pra cima, parece que a neninha leu meus pensamentos:
-Ota cadeinha.

     Providenciaremos. Enquanto isso, ela adora brincar na mesa nova. Coloca a poltrona que ganhou de Natal ao lado da mesa, pega seus blocos de papel, lápis de cor e giz de cera, senta na cadeira, puxa a mesa pra perto da barriga e diz:

-Agoia Lala didiza.  Senta ti, mamãe!
Apontando pra poltrona, como se a busanfa da mamãe ou de qualquer pessoa com mais de 40 Kg entrasse nela. Tradução simultânea do bebenês para o português: didiza = desenhar.


     Cantigas: estão sendo cantadas na sua totalidade. Letra, melodia e timbre de voz são executados quase com perfeição. Algumas mudanças são notadas em certas letras, que, venhamos e convenhamos, dão um charme todo especial às músicas:

 Boi, boi, boi
boi da cala peta
pega sa minina ti tem medo boboleta

     E já emenda a música da borboletinha:
Boboletinha, tá na cozinha....


     Chegou um circo na cidade. Numa noite dessas, estava indo até o Boliche com a Laura e passamos pelas instalações no circo. Muitas luzes, a lona colorida... aí falei:

- Olha, filha! O circo! Vamos convidar o papai pra irmos no circo??!
- Sim, sim! Papai no círculo! Tem luzes no círculo!
Expliquei que círculo é uma coisa e circo é outra, tudo numa linguagem lúdica e usando exemplos práticos, mas voltando da cheche hoje, passamos novamente pelo local e ela lembrou:
- Mãe, olha lá, círculo. Papai junto!


     Quando saímos de casa, ás vezes a Bella começa a latir de pura revolta, decerto porque a deixamos em casa. Já no corredor, a Laura sempre diz:
- A Bella chamando mamãe. Au, au, au!! Déia!! 


     Se estamos de passeio na casa de alguém, jantando fora ou algo assim,  a Laura já pede pra voltarmos pra casa. Ao chegarmos no portão, ela suspira e diz:
- Chegamos casa! 
E quando perguntamos a ela quem mora ali, ela enumera todos. Essa semana começou a enumerar os vizinhos também (Paulo, Vania, Moio, Fran, Arlete, Seco, Tui, Carleise...).


     Esses dias o Bruno mostrou um bem te vi pra Laura e imitou o canto do passarinho. Ela aprendeu na hora. Ontem, brincando com a Angélica, ela escutou o passarinho cantar e disse, com dedinho em riste:
- Ó Checa (Angélica)! Passainho!! Papai faz bem te vi!


     Essa semana ela ganhou uma bala de doce de leite (daquelas tri boas da Argentina) do Tui, nosso vizinho de porta. Comeu a bala toda em menos de 5 minutos. No meio da tarde, ela pedia pela "Bala Tui, bala Tui.". Certamente quando encontrar com ele novamente nos corredores, a pequena vai pedir mais uma daquelas balas deliciosas.

     E pra terminar com chave de ouro, uma que a neninha falou no início de outubro. Postei no Facebook assim que a pérola foi dita. Copiado e colado de lá:

"Ao chamar a Bella (que se encontra no quinto sono) e perceber a recusa da peluda em se juntar a nós, a Laura larga um suspiro e um sonoro 'putamerda'.  'Tô perdida' pensei na mesma hora.




Laura "didizando".

Laura "didizando"II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário