sábado, 5 de março de 2016

Permanente

     Sempre, desde que me conheço por gente, tenho o desejo de ter cabelos crespos. Na minha infância, me lembro da minha mãe e das minhas tias com os cabelos enormes, e achava todos lindos. Sabia o que as deixava com os cabelos dos meus sonhos: o permanente.  Várias vezes senti o fedorão que exalava do cabelo da mãe quando ela voltava do salão. Reclamava do cheiro, mas no fundo achava que valia á pena feder uns dias e passar dois, três meses com os cabelos crespos.

     De tanto que eu desejava os cachos, com 6 anos a mãe me levou pra fazer permanente nas pontas dos cabelos. Me formei na Educação Infantil exibindo lindos cachos dourados. Claro que, passado um tempo, as tais pontas que passaram pela química se tornaram uma vassoura. Mas foi cortá-las e deu, meus cabelos voltaram ao normal.

     Há tempos venho tentiando meu cabaleireiro pra me deixar crespa. Como ele é um profissional de primeira, nunca me iludiu. Mas surgiu uma esperança quando ele disse que havia como fazer o permanente com um rolo um pouco maior, sem me deixar com os cabelos igual á um ninho de pombas bêbadas. Fizemos o teste com uma pequena mecha do cabelo, assim, ele concluiu que valeria a pena realizar o procedimento.

     Nesse dia, a Laura me acompanhou. Passei a manhã toda no salão, com aquela fedentina terrível na cabeça. Quando ela entrava na mesma peça do salão onde eu estava, ela abria a boca. Quando ia brincar nas outras peças, saía normalmente, lépida e faceira. Lá pela terceira, quarta vez que ela abriu a boca ao se aproximar de mim, perguntei:
- Porque tu ficas com a boca aberta quando chega perto de mim?
- Tô respirando pela boca. Teu cabelo tá muito fedido.

     Saímos do salão ao meio dia. Eu, saltitante de tão feliz, com meus cabelos ondulados, Ao prender o cinto de segurança no cadeirão da Laura, cheguei bem perto dela, que reclamou:
- Mas que coisa mais fedida esse teu cabelo, mãe!
Eu, rindo, respondi:
- Eu sei que é fedido, filha. Mas agora a mãe vai ficar com o cabelo parecido com o teu! E o cheiro sai depois que eu lavar umas duas vezes meus cachos.
- Realizou teu sonho, né mãe?!

     Realizei. Realizei até a primeira lavada. Meus cabelos seguem lisos e só ondulam quando eu os deixo preso num coque por horas e solto. As ondas duram uns 40 minutos. Antes, duravam 5. Tô no lucro!!! O Bruno, vendo meu cabelo igual, pediu que eu não repita a operação por causa do budun. Segundo ele, meu cabelo estava com cheiro de durepox. 

     Lições sobre esse episódio: 1) O tempo passa, as gerações evoluem... mas algumas cenas sempre se repetem entre mães e filhas (o fedorão do permanente no nosso caso).  2) Mulher crespa quer ser lisa e vice versa. eu tentei, mas as ondas nos cabelos definitivamente não são pra mim. 3) Adoro ainda mais os cachos da Laura e vou incentivá-la a gostar deles quando ela demonstrar desejo de alisá-los (sim, sei que esse dia vai chegar...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário