quinta-feira, 10 de março de 2016

"O pior dia da minha vida"

     Logo no início do ano letivo de verdade, na primeira semana de aula do famigerado Nível II, fui buscar a Laura na escola e me deparei com uma cara pouquíssima amigável. Coloquei-a no cadeirão, e quando estava prendendo o cinto de segurança, ela disse, tristonha:

- Hoje foi o pior dia da minha vida.

     Não sei descrever a minha reação diante daquela frase - o que poderia ter abalado tanto uma criança de 4 anos? Mantive o mesmo tom de voz e perguntei:

- Mas o que aconteceu?
- A profe brigou comigo.
- Mas as tuas profes são tri queridas, amigas de todos os colegas... se ela brigou contigo, ela teve um motivo... certo?
- É... eu e a Helena não guardamos os brinquedos no lugar... e a gente tava brigando também. Aí a profe brigou com a gente.

     Não entendi se ela e a colega estavam brigando ou brincando... mas resolvi não insistir muito nas perguntas mais específicas pra evitar que ela ficasse ainda mais maguary. Concluímos a conversa assim:

-Mas e tu lembras o que acontece quando tu terminas de brincar e deixa todos os brinquedos espalhados pela casa?
- Eu tenho que guardar eles.
- E quando tu não guardas, ou fica dizendo: "Já vou, mãe...  já vou guardar..."
- Tu briga comigo.
- Ah... então agora imagina a profe com um monte de crianças na sala deixando tudo desorganizado... ela pode brigar com quem não ajuda, né?
- É, mas mesmo assim... foi o pior dia da minha vida.

     Quando chegamos em casa, o "pior dia da vida" foi logo deixado de lado pelas brincadeiras comigo e com a Bella. 

     Laura: 
     O que vou escrever agora, provavelmente tu irás conseguir ler só daqui há alguns (poucos) anos. Existirão muitos "piores dias" na tua linda vida. Uma prévia: perder em campeonatos de esporte no colégio, se desentender com a melhor amiga (sempre por bobagem, acredita em mim!!!),, tirar uma nota baixa no colégio... Quando cresceres um pouco mais, esses dias ruins continuam: saudade de casa quando se mora longe, uma, duas (ou várias) reprovações no vestibular, se apaixonar por um babaca que não te merece (e tu ainda vais sofrer por isso...). E tu vais crescer mais, vais se tornar uma mulher! Mas mesmo assim, filha... os dias ruins vão surgir. 

   Esse teu primeiro "pior dia da vida", me fez recordar de tantos dias ruins que eu tive e tenho. E não vou descrevê-los aqui porque dramalhão é algo que não deve fazer parte da nossa estadia aqui. A gente esquece deles, vai por mim!! Os dias legais e felizes compensam tudo, Depende do nosso olhar em relação aos acontecimentos. Não estou querendo dizer pra tu nunca ficares triste quando algo ou alguém te decepciona, mas que tu aprendas alguma coisa com esses momentos que inevitavelmente irão acontecer.

     Conte comigo e com o teu pai. Estamos e estaremos sempre de braços abertos pra te acolher.
Te amo
Tua mãe.

Um comentário: