quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Sobre corrupção

     De uns anos pra cá, diminuí muito o tempo na frente da televisão, parei de assistir tele jornais,  de ler jornais, de seguir qualquer meio de comunicação nas redes sociais, principalmente quando o assunto é política, que aqui é sinônimo de corrupção, maracutaia. Isso me deixa enjoada. Resolvi não perder meu tempo discutindo que partido é mais idôneo, que político não é um imprestável...  Dos jornais., leio as colunas que não falam desse assunto e  quando a televisão está ligada aqui em casa (o que é raro...), assisto um desenho infantil com a Laura que ganho mais.

     Mas de vez em quando me caem no colo coisas que consigo ver uma luzinha no fim do túnel. Acabei de ler uma notícia: a Marta Suplicy, aquela do "relaxa e goza", e o marido, furaram a fila da Polícia Federal no aeroporto, rumo a Paris, escala deles (sim, aquela fila imensa, que demora, demora...). Os demais passageiros reclamaram e o comandante do avião (francês) fez os dois descerem do avião e passarem a bagagem pelo Raio X sim, como todos os outros passageiros. E aí dizem que os franceses são arrogantes... até podem ser! Mas o exemplo que esse cara nos deu, demonstra que é melhor ser taxado de arrogante de que povo feliz, alegre e dono de um "jeitinho" sem igual, como os brasileiros. Cheguei ao ponto de pensar que, se o comandante do vôo fosse brasileiro, iria deixar por isso mesmo, pois certamente ele ganharia algo mais tarde. Sei que é errado pensar assim, mas... 

     Me incomodo bastante com esse sistema, não me enquadro nesse modelo. Faço a minha parte pra tentar melhorar esse país, mas não tenho esperança em que a situação geral melhore. Não falo da crise atual, e sim dessa cultura de propina, jeitinho, cambalacho, corrupção descarada e aceita.

     Entendi, pesquisando um pouco (e sem querer me aprofundar pra não me desanimar mais ainda), que essa cultura é parte daqui desde os primórdios e que não será a minha filha ou meus netos que verão diferença. Arrego pra político (auxílio residência, auxílio isso, auxílio aquilo), compra de voto, memória curta ou até inexistente dos eleitores, estradas esburacadas, saúde totalmente deficiente (trabalhei 10 anos atendendo pelo SUS, sei do que estou falando, tentei fazer o meu melhor, mas não sei puxar saco de político... e deu pra mim), gente que ganha terra, arrenda e fica tudo por isso mesmo, impostos e mais impostos pra ver esse país desse jeito...  Já ouvi que quem não gosta nem discute política, é mandado por quem o faz. Aceito isso e não discuto. Meu voto é nulo e sempre será, não me conformo em ter que escolher entre o menos pior dos candidatos. Se ao menos os vereadores não recebessem remuneração, como há décadas atrás, até poderia acreditar em pessoas que querem o bem maior pra sua comunidade. 

     Sei que existem problemas em outros países, converso com pessoas que moram fora e concordo que é difícil um país perfeito, mas estou disposta a pagar pra ver. Não sei se vou conseguir, mas gostaria de criar a Laura longe daqui. Se não der, ao menos por hora,  farei o possível pra proporcionar pra ela a experiência de viver em um lugar mais correto. Assim que der, me mando daqui. Quero abandonar o barco, não sinto orgulho de ser brasileira e isso me deixa triste. 

     Certamente algumas (ou todas) as pessoas que lerem isso vão me achar radical. Ok. Respeito a opinião alheia e novamente cito que não discuto. Separei alguns vídeos que tocam no tema corrupção e sei que o buraco é bem mais embaixo. São opiniões que, de uma forma ou outra se fundem com a ideia que eu tenho a respeito desse assunto. 
Tirem um tempo pra assistir, é válido.

     Ah... antes de postar isso, procurei novamente o link sobre o que aconteceu com a Marta Suplicy, e, ao que tudo indica, foi tirado da rede. Apagou-se a luzinha no fim do túnel.




Nenhum comentário:

Postar um comentário