terça-feira, 10 de novembro de 2015

Dúvidas, dúvidas...

     Desde agosto estou frequentado o grupo de estudos do Caminho de Damasco, Centro Espírita aqui de Santa Rosa. Comecei a ler  "O livro dos Espíritos" que faz parte das obras básicas da Doutrina. Essa semana, entrei numa parte que me fez puxar do meu mini dicionário Aurélio, da pré adolescência, que custou 243,- (isso está escrito na primeira folha a lápis, com a vírgula e o travessão; sabe-se lá que em moeda foi pago - cruzeiro, cruzado, cruzado novo...). Ele me acompanha até hoje e reside na gaveta do meu criado mudo, volta e meia dou uma conferida em alguma palavra que desconheço.

     Hoje, ele foi bem usado. Numa das pesquisas (estou estudando a escala espírita), encontrei um resumo do tempo de colégio dentro do Aurelhinho, não sei de que série.  Mostrei pro Bruno e ele começou a rir. Fiquei meio sem jeito de dizer que não sabia utilizar mais aquelas fórmulas. Mal me lembro da existência do seno, do cosseno e da tangente!! Ri também, até que ele me perguntou:

- Tu te lembras disso?
- Não. Nada.
- Pois é... nem eu!
Me senti menos culpada em saber que ele também havia esquecido aquilo. Ele continuou divagando:
- Quanta coisa que a gente aprende no colégio, nunca mais usa na vida e fica lá... perdida.
- Isso me lembra o Divertida Mente, onde as lembranças e informações inúteis são excluídas pra dar lugar pras coisas novas...
- Pois é... acho que é bem assim que funciona mesmo. Mas será que a gente conseguiria usar isso aí hoje?

     Boa pergunta, Bruno. Acredito que essas fórmulas tenham sido excluídas da minha cabeça definitivamente quando passei no vestibular. 

     Daí comecei a questionar um monte de coisas: Em que série foi isso? Como eu pude esquecer dessas coisas? Será que pra ser um Espírito Sábio eu vou ter que dominar o Seno e Cosseno da Soma, da Diferença e toda a Matemática (justo a matéria que eu tenho mais dificuldade)? Se sim, quantas encarnações eu vou levar pra aprender de vez, dominar de cabo a rabo não esquecer essas coisas??

As fórmulas do cosseno da soma e da diferença.
???

Seno da soma e da diferença.
???

Nenhum comentário:

Postar um comentário