sábado, 7 de novembro de 2015

4 anos e "como o nenê vai parar na barriga?"

     Já dizia o sábio Raul Seixas: "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...". Há algum tempo, nem cogitava a hipótese de ter outro filho, agora... surge lá no fundo a mesma vontade que me veio quando decidimos ter a Laura.

     Nada 100% decidido, até porque a decisão envolve variáveis bem consideráveis, mas estamos deliberando á respeito do assunto em casa. Quando falavamos de um maninho ou maninha com a Laura, ela  era curta e grossa:
- Não quero falar disso.
(E novamente eu sinto não poder reproduzir em palavras escritas certos jeitos dela falar. O "disso" tem o "i" mudo, por assim dizer.)
Há tempos, quando viu a mãe de um colega da escola grávida, ela me comunicou:
- Olha só, mãe; quero combinar uma coisa contigo.
- O que?
- Não quero maninho nem maninha, tá? 

     Isso não significa que ela não goste de bebês. Brinca, ajuda a cuidar... mas quando dissemos que seria legal ter um bebê em casa, a resposta é sempre a mesma:
- Não precisa! Não quero falar disso.

     Essa semana, estávamos eu e ela em casa, nos divertindo muito, e o assunto veio á tona. Muito pacienciosamente, fui perguntando, perguntando... até que descobri o motivo da recusa de ter um(a) irmão (a) mais novo:
- É que vão cortar a tua barriga, aí vai doer e tu vai chorar, mãe!

     Me comovi com a preocupação dela, e expliquei que isso não dói nada, que é bem legal ... etc, etc, etc. Mas estava difícil convencê-la que eu não iria sofrer com a saída do bebê da barriga.  Hipóteses surgiram da cabeça dela:
- E se a gente encontrasse um menininho ou uma menininha pra ser meu irmão ou irmã, sem que eles saíssem da tua barriga? Ia ser legal, né?

     Mais tempo de conversa (e eu me divertindo com o papo) até que ela começou a não rejeitar totalmente um novo membro da família (saído da minha barriga, porque se a gente "encontrasse" um nenê, tudo certo); eis que ela faz aquela pergunta indefectível:
- Mas mãe, como o nenê vai parar na barriga?

     !!!!! Segundos em que eu pensei: "Como assim??? Já me perguntando isso?!! E agora, o que vou responder???". Respondi exatamente o que ouvi da minha mãe, acredito que com uns 5, 6 anos:
- É uma sementinha que vai parar na barriga da mamãe e que vai crescendo, crescendo...
- Ah, tá... legal!

     Matei a curiosidade dela, por hora. Mas agora sou eu que não quer mais falar "disso". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário