quinta-feira, 5 de novembro de 2015

4 anos e o sono

     4 anos da Laura. Sei que é clichê de mãe, mas me pego pensando: "Já???". Sim, já. Não usa mais fraldas pra dormir, vai ao banheiro sozinha e já tem as suas poucas (mas não menos importantes) responsabilidades domésticas que consistem em: não deixar roupas e calçados espalhados pelo chão, tirar os sapatos assim que chega em casa e levá-los até a área de serviço, manter o quarto e o banheiro organizados (dentro do possível). O Bruno colocou um interruptor de luz mais baixo no quarto dela e no banheiro, e a independência foi total. Agora ela transita sem a cadeirinha á tira colo pra poder acender as luzes. 

     Como fiquei um tempão sem escrever, vou relatando as coisas em post diferentes, mas com algo no título que identifique o assunto.

     Até o horário de verão chegar, ela estava dormindo na hora certa, sem problemas. Muitas vezes, estávamos na sala, os 3, lendo, brincando... e ela avisava, dando um beijo em cada um: 
-Boa noite, tô indo pra cama.

     De algumas semanas pra cá, estamos tendo um certo desentendimento nas noites: eu e o Bruno, cansados, caindo de sono, anunciamos:
- Hora de dormir! Vamos lá!
     Dá-se início ao ritual de escovar os dentes, fazer xixi, colocar o pijama... e o beiço da Laura começa a aparecer, junto com afirmações do tipo:
- Eu nunca mais vou dormir.

     E as explicações começam: "dormir pra crescer poder brincar no outro dia", "aproveitar a manhã"... 
- Já disse, não vou dormir nunca mais!
- Bom, então tu podes ficar brincando ou lendo teus livros no quarto que eu e o papai vamos dormir. Beijo, tchau.

     Várias vezes, deitados na cama (muitas vezes ao som do ronco da Bella), enxergamos o vulto da Laura na porta do nosso quarto, de braços cruzados, repetindo que nunca mais vai dormir. Numa noite dessas, ela foi até o banheiro, acendeu a luz e ficou sentada na cadeira, por uns 10 minutos, até que eu fui até lá e a convenci que era hora de dormir.Rola choro, um pouco de  birra... até que ela deita na cama e dorme. 
Na noite seguinte, a cena se repete. 

     No domingo passado, estávamos em Santo Ângelo e o sono nos pegou antes da cena terminar e ela dormir. Acordei e vi que a laura não estava no quarto. Fui pra sala, onde a Camila estava e nada. Fui pro quarto da mãe e do pai, nada. Aí comecei a me preocupar!!!! Encontrei a bonita deitada na rede, esperando ser chamada a voltar pra cama.

     O bom é que depois do bailinho, ela dorme até o outro dia de manhã. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário