sábado, 7 de novembro de 2015

Terra, Brasil, Rio Grande do Sul e Santa Rosa

     Como a escola da Laura tem uma proposta pedagógica muito legal, sempre há projetos onde as crianças exploram tudo o que podem de um determinado assunto. Há a semana dos animais, da leitura, dos brinquedos de sucata, da natureza... na programação do mês de setembro, obviamente que não pode faltar a semana da pátria e a farroupilha. Durante esse mês, todos os dias a Laura chegava em casa com uma novidade, principalmente em relação aos gaúchos e prendas. Vestuário, comidas típicas, músicas... tudo na ponta da língua e rico em detalhes.
     
     Uma tarde, na volta da escola, ela me perguntou:
- Mãe, como é que a gente pode morar no Brasil, em Santa Rosa e ser gaúcho e prenda??
Imaginei o nó que estava a cabecinha dela, e, da maneira que achei mais lúdica e fácil, tentei explicar que: existe um planeta que parece uma grande bola, que é o planeta Terra. Sem entrar nos méritos de continente, hemisfério, nem nada dessas coisas, resumi que na Terra existe um país bem grande chamado Brasil e que, dentro do Brasil, existe um Estado chamado Rio Grande do Sul, onde nascem os gaúchos e prendas; e que, nesse Estado, existem muitas cidades, sendo uma delas Santa Rosa, a cidade onde moramos.

- Ah, tá... agora entendi.

     Então repeti mais umas duas vezes a sequencia da explicação, pra ter certeza de que tudo havia ficado claro pra ela. 
- Agora, vai completando o que eu disser, ok, Laura?
- Tá!
- Existe um planeta...
- Terra!
- Isso! Muito bem!!
- Na Terra existe o país...
- Brasil!
- No Brasil, existe o Estado...
- "Zunidos"!

      Tive que parar o carro pra rir! Estados "Zunidos" é onde mora a Mana Luiza, sempre citada lá em casa. Me impressionei com a ligação que ela fez! Expliquei isso a ela, em meio às nossas gargalhadas. Depois de mais algumas tentativas, a sequencia da Terra, Brasil, Rio Grande do Sul e Santa Rosa foi compreendida, mas os Estados "Zunidos" foi a parte mais divertida da volta da escola naquela tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário