sábado, 23 de agosto de 2014

Dia do Folclore

     Quando nos tornamos mães, tomamos conhecimento de datas que, ou estavam esquecidas na nossa memória ou simplesmente não sabíamos da existência. 

     Durante toda a semana, a Laura veio da creche cheia de histórias pra contar sobre o saci pererê, a cuca... um dia veio com a touca do saci, faceira, pulando num pé só. Quando eu falava com ela, a resposta vinha assim:
- Eu sou o saci, não sou a Laura!
Só se transformava na Laura novamente quando tirava a touca.

     Ontem à noite, estávamos eu e ela conversando atiradas na cama, quando ela me perguntou, com os olhos arregalados e um tom de exclamação na voz:

- Mãe, tu conhece aquele menino que tem o cabelo de fogo e os pés pra trás? Aquele que vive na floresta?

     Puxei do fundo da memória o nome do personagem folclórico, sem sucesso. Fiquei eufórica, tentando lembrar o nome do fulano. Aí me rendi ao amigo Google e quando digitei "personagens folclóricos", descobri que o dia 22 de agosto é o dia do folclore.

     O nome do fulano em questão; alguém se lembra? Curupira!
- Esse mesmo mãe!

     As figuras que apareceram na busca no Google deixaram a Laura mais empolgada ainda:

- Olha, mãe! Tá todo mundo aqui no desenho! A cuca, o saci pererê, o curupira, e até esse cavalo com a cabeça de fogo.
- Essa é a mula sem cabeça, filha!
- Ah! Tá bom, então.

     Propus que assistíssemos alguns desenhos d Sítio do Pica Pau Amarelo, pois ali encontraríamos a cuca, o saci... além do Visconde de Sabugosa, o Rabicó e o resto da turma. Que saudades!!! A Laura adorou, e eu recordei o meu tempo de infância. Uma hora e tanto se passou e nossa diversão aumentava cada vez mais. 

     Viva o Folclore nacional e um muito obrigada à creche por me fazer conhecer essa data. Assim passamos momentos mágicos contando histórias e vendo desenhos desses personagens tão legais!


Um comentário:

  1. Bah, Deia, parabéns. Acho cada vez mais incríveis as histórias do blog. Durante o tempo que fiz assessoria de imprensa do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), tive a oportunidade de conhecer uma série de pessoas da Comissão Gaúcha de Folclore, em que participei de inúmeras atividades para divulgação do nosso folclore. A Laura vai aprender muito com essas histórias

    ResponderExcluir