domingo, 16 de março de 2014

Sentando no pepino

     Resolvi me dedicar aos concursos públicos em busca de férias remuneradas e décimo terceiro salário, coisas que não tenho como profissional liberal.

       Nessa trajetória, percorrida desde novembro do ano passado, aprendi muita coisa, tanto pra minha área como pra vida. Fiz curso preparatório pra Raciocínio Lógico e das 5 questões do primeiro concurso, acertei 3, errei uma de molóide mesmo e outra realmente não consegui resolver. Considerei um baita avanço, já que há menos de meio ano não sabia nem o que eram as tabelas da verdade. Achava que sabia Português pelo fato de ter facilidade em escrever, mas concluí que não sei como consigo falar Português, de tão difícil que ele é. Depois de sentar no pepino no concurso da Secretaria Estadual da Saúde, fiz metade do curso preparatório de Português porque o mesmo já tinha começado quando estava fazendo o de Raciocínio Lógico. Boiei, pois há anos não identificava o verbo transitivo indireto numa frase.  

     Fiz curso preparatório pra Legislação, e quem me deu aula foi o Cicero, colega de "segundo grau" do Bruno e que se dedica há 4 anos aos estudos a fim de passar em um concurso pra área de cartório. Aprendi coisas que nunca imaginei que existissem nesse mundo e me empolguei com o concurso no qual havia me inscrito. 

     Confesso que manter uma rotina diária de estudo não é pra qualquer um, e sabia que ainda estava com dificuldades em Português. As "específicas" estavam em dia, mesmo sem ter bibliografia, estudei em artigos e livros de odontologia. Acreditei que estava preparada pra ser aprovada pra única vaga de Santa Rosa.

     Sentei novamente no pepino hoje. Murchei como um maracujá de gaveta quando conferi o gabarito. Nem a Laura dando sermão na boneca e a colocando no cantinho do pensamento me fez esboçar um sorriso. Briguei com a mãe por telefone e com o Bruno ao vivo e a cores. Soltei os cachorros em quem mais me ajuda sempre.

     Desculpe, pessoal. Sei que não posso ser imediatista, que ainda tenho um longo caminho a ser percorrido se meu real desejo é virar servidora pública, mas estou furiosa comigo mesma. Por não ter estudado o suficiente, por não conseguir manter um horário diário de estudo...

     Agora, quero voltar a escrever com a mesma frequência de antes no blog e fazer o calendário de estudo que o Cícero propôs (se até amanhã não desistir dessa história de concurso público).

Nenhum comentário:

Postar um comentário