quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A polêmica do titão à mostra

     Semana passada, vi no Facebook um monte de fotos de gurias (do meu tempo) amamentando seus rebentos, com legendas indignadas sobre um tal artigo que saiu num jornal de Santo Ângelo. Perguntei pra uma das gurias, a Juliana (mãe de duas meninas, que amamentou ambas) qual era o arerê.

     Segundo ela, um colunista do jornal escreveu que não acha legal mulheres que amamentam seus filhos na rua, que ficam com os seios à mostra, que ele inclusive fica excitado vendo uma cena assim. Minha reação foi postar uma foto com meu seio cheio de leite e a Laura atracada no titão, mamando, com 1 mês de vida.

     Não cheguei a ler o artigo, até porque há horas não leio um jornal de cabo a rabo, mas como esse seria um assunto relevante de ser postado aqui no blog, algumas pessoas me mandaram os dados do colunista. Na minha cabeça, achava que ele era um homem de meia idade, barrigudo, careca, carrancudo, mal amado... mas eu conheço o cara, e ele não é nada disso. E se não me falhe a memória, ele é mais novo que eu.  E pelo motivo de conhecê-lo, não vou mais chamá-lo de arigó, como fiz ao ver as manifestações das gurias na rede social, e sim deixar registrada aqui a minha humilde opinião sobre o assunto.

     Há aqueles que adoram um suruba, há quem transe com árvores, há quem "barranqueie" a égua do sítio e certamente há quem se excite vendo uma mulher amamentando. Acredito que o colunista em questão não tenha filhos ainda, mas, se ele se excitar em ver a mãe dos seus futuros filhos com os peitos lustrosos, cheios de leite, tudo bem. 

     O problema aí, acredito que foi o modo como a questão foi abordada. Há certos assuntos que ferem os leitores pela diferença de pensamento que ocorre entre quem escreve e quem lê. As mães que amamentaram ou ainda amamentam seus filhos no peito ficaram indignadas com a abordagem feita do assunto. Aposto que se ele tivesse apenas escrito que não acha legal ver mulheres na rua amamentando e ponto, a repercussão seria outra.

     Como mãe, já escrevi aqui no blog que quando se amamenta, se perde totalmente o pudor dos seios, eles se tornam "públicos" de tantas vezes que temos que tirá-los do sutiã pra matar a fome dos nossos rebentos. Cheguei a ir até a garagem do prédio com o peito de fora certa vez. Sorte que o colunista não é meu vizinho!

     Falando sério agora (ou melhor dizendo: escrevendo sério): quem tem blog, escreve pra algum jornal ou revista, deve ter um pouco de cuidado ao expor suas opiniões. Várias vezes tive textos prontos na minha cabeça a respeito de coisas que certamente causariam muita polêmica. Se já sou criticada por viajar e deixar a Laura, imagina o que pensariam de mim se eu escrevesse tudo o que acho de certas coisas... criaria inimigos em toda parte.

     Pra terminar: amamentar é sublime, o maior ato de amor que a mãe pode dar pra um filho na tenra idade. Há mães que não gostaram da experiência, mas quem curtiu, sabe do que me refiro. Quem é homem e infelizmente não pode desfrutar de momentos tão mágicos, e que discorda de tudo isso, ao menos demonstre sua opinião de um modo mais sutil. 

Um comentário:

  1. Perfeita tua análise, Andrea. Eu também conheço ele e, em primeiríssimo lugar, a grande infelicidade dele foi como ele escreveu, mais do que o que ele escreveu. E aí é que eu insisto, falta leitura. falta muita leitura. Posso estar sendo radical, mas ler é a única forma de aprender a escrever, principalmente, para quem escreve para o público.

    ResponderExcluir