quinta-feira, 2 de maio de 2013

Os "gavolas"

     Não sei, mas tenho a impressão que o termo "gavola" é regional. Pra quem não sabe o seu significado, aí vai:
Gavola: pessoa que conta vantagem, que gosta de se vangloriar, de se gavar. O pior é quando a pessoa "gavoleia" uma terceira pessoa. Bem comum entre pais e avós. 

     Esses dias escutei um pai (com quase 40 anos, tão mimado que até hoje não saiu da barra da saia da mamãe) falando do rebento: "O fulaninho  é um amor, uma criança dada, que sorri pra todos. Faz cocô com cheiro de mamãozinho! A criança mais feliz do mundo."  Me deu vontade de responder: "Ok, tomara que não seja mimado como o pai. E no mais... alguém te perguntou o cheiro do cocozinho do fulaninho? "


     Avós "gavolas" também enchem o saco. É só encontrá-los que depois do "oi, tudo bem!", logo vem a metralhadora de gavolices: "Tu tem que ver a sicraninha, porque a sicraninha tá caminhando agora, porque a sicraninha já tem dentes, ai... que saudades da sicraninha!!!" Blá, blá, blá... 


     Certo tempo atrás, convivi por anos com uma mulher que, na época, tinha uma filha. Agora tem mais um guri. Todo santo dia, ela falava da tal da filha, que a fulaninha fez isso, mexeu naquilo, começou a falar tal coisa... isso sem ninguém perguntar. Por sorte, nunca mais vi a vivente, e tirei de lição que, quando e se me tornasse mãe, não iria ser chata e "gavola" como a mãe em questão.Tanto que só falo da Laura pra quem me pede, e ainda sou bem sucinta. Me propus a escrever o blog mais a título de registro. E não escrevo só da Laura, e sim de acontecimentos e temas que fazem parte do meu dia a dia. Quem quer lê, quem não quer ,não lê; simples assim. 

     Um dos vários motivos que fazem com que as amizades mudem depois que se tem filhos, é o fato dos pais (mais a mãe, mas tem pais que peloamordavacajersey!!) só falarem do rebento. Pros casais que ainda não têm filhos, muitas vezes isso se torna massante, chato e desinteressante.  Falem de outras coisas, pessoal! Deixem de ser gavolas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário