quinta-feira, 26 de abril de 2018

Procrastinação

     Segundo o Dicionário Aurélio, procrastinar significa deixar para depois, usar de delongas.
Atire a primeira pedra quem nunca procrastinou algo na vida: "Amanhã eu faço." "Semana que vem eu resolvo". "Depois eu ajeito." 
Como profissional da Odontologia, sei que o verbo procrastinar é muito usado pelos pacientes. Há algum tempo, adotei o sistema de consultas de rotina nos meus pacientes. Ligo e marco uma revisão 2 vezes por ano, garantindo assim, a saúde bucal deles.

     O que ocorreu foi que esqueci da minha saúde bucal. Mesmo trabalhando e convivendo diariamente com duas excelentes profissionais, o máximo que fiz nos últimos anos foi um ajuste na minha contenção fixa (usada eternamente após a remoção do aparelho fixo). 

     Há um ano e meio, mais ou menos, comecei a sentir um certo incômodo no lado direito da boca, tanto na parte da maxila quanto da mandíbula. Acreditando ser um ponto gatilho de dor (que todos temos, independente de termos conhecimento deles ou não), quando a dor vinha, aplicava laser e ela sumia.

     Alguns meses atrás, minha língua teimava em permanecer num dente superior, pois percebia que algo estava "fora" do lugar e eu avisei a Miriam para que ela examinasse o tal dente. Mas nossos momentos de folga na clínica eram consumidos em conversas, chimarrão, discussões de casos de pacientes e demais afazeres. 

     Nessa segunda feira (finalmente), me tornei paciente. Como resultado da minha procrastinação, fui encaminhada á Bruna, pra fazer um tratamento de canal do tal dente. Me senti mal com a situação. Tratamento de canal?????!!! Eu????!!!!! Sim. 

     Diagnóstico: restauração de amálgama (aquelas escuras, "de metal") com uns 25, 30 anos infiltrada, ocasionando uma lesão de cárie que foi até a polpa. 
Tratamento: endodontia (tratamento de canal) e posterior restauração do elemento dentário.

     Como tudo tem o lado bom, percebi a importância de trocarmos de lugar ás vezes, ou seja, do dentista sentar na cadeira como paciente. Isso nos mostra a empatia que temos que ter com nossos pacientes, que diariamente sentam na nossa cadeira, confiando no nosso trabalho.

     Prometo que farei isso de 6 em 6 meses, pra evitar outros tratamentos de canais e sentir a empatia citada acima. 
Gratidão ás minhas colegas pelo atendimento (anotem na agenda de vocês minha próxima revisão!), vocês são ótimas profissionais!

     Aos meus pacientes: venham me visitar regularmente! 

Dia 23-04, diagnóstico pelas colegas Dra. Miriam e Dra.  Bruna.

Dia 24-04, canais sendo obturados pela Dra. Bruna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário