segunda-feira, 9 de abril de 2018

A magia das letras

     "Milhares de pessoas acreditam que ler é difícil, ler é chato, ler dá sono, e com isso atrasam o seu desenvolvimento, atrofiam suas ideias, dão de comer aos seus preconceitos, sem imaginar o quanto a leitura os libertaria dessa vida estreita. Ler civiliza."
Martha Medeiros




     Um dos meus maiores prazeres, passatempo, hobby.. chamem com quiserem, é a leitura (e me aventuro na escrita ás vezes, aqui no blog).  Me lembro como se fosse hoje a história que a profe Dica (minha primeira profe do extinto 1º grau) contou pra nos apresentar a letra A cursiva. Quando consegui ler um livro sozinha, me vi com infinitas possibilidades e nunca mais deixei de ter um ou mais livros no criado mudo ao lado da cama.

     Esse ano a laura entrou na 1ª série em uma escola nova, maior e cheia de novidades. Adaptação 100%, alegria total, profe Rosângela show de bola. Meu entusiasmo por essa fase era a descoberta das primeira palavras, porque sei que depois disso, o aprendizado tende a engrenar e fluir facilmente.

     Nesse domingo, ela quis brincar de ler e escrever. Me sentei com ela no chão e com o giz na mão, ela começou a escrever no quadro negro. E depois, me explicou que juntando as letras, elas formam palavras. Escreveu o dia, algumas palavras (bem concentrada) e depois enumerou-as (acredito que no mesmo esquema que a profe Rô fz na aula). 

     Meu coração se encheu de alegria ao perceber que a magia está acontecendo! Sei que não devemos crias expectativas em relação aos filhos, mas tenho o palpite que ela vai gostar de ler, tanto ou mais do que eu.

     O mundo encantado da leitura breve conhecerá a Laura Turra Sala, e a mãe fica aqui, feliz, feliz, feliz com cada "ovo", "bala" e "gato" que ela escreve.
Primeiras palavras da Crespa,


Nenhum comentário:

Postar um comentário