sábado, 18 de outubro de 2014

Os dons do papai

     Adoro trabalhos manuais, tanto que minha profissão requer habilidade com as mãos. Já fiz muito ponto cruz na vida, bordei muitas camisetas com lantejoulas, canutilhos, tinha uma coleção de colares e pulseiras de miçangas, tudo feito por mim. Mas costura... deixo pro Bruno.

     Vamos ao histórico: Minha nona foi costureira de mão cheia. Hoje, aposentada da máquina de costura, volta e meia costura pequenas coisas á pedido dos filhos. Minha mãe é um zero à esquerda com linhas e agulhas. Eu, até esses dias, achei que me virava bem com costura.

     O Bruno, por sua vez, é meio autodidata. Quando nos casamos, estávamos sem cortina na sala. Depois que eu fiz os orçamentos e nós quase caímos pra trás com o s preços das cortinas, ele mediu a porta da sacada, comprou os acessórios (varão, engate, tecido) e confeccionou a cortina em 3 horas. Isso sem nunca ter sentado em frente a uma máquina de costura antes. É a cortina que temos na nossa sala até hoje, básica e funcional. Ou seja, a nossa cara.

     Segue abaixo o relato do motivo que me fez concluir de vez que o gene da costura não está em mim.

     A semana da criança foi de intensa programação na creche da Laura. Na segunda feira ela tinha que ir vestida de princesa. Na sexta feira anterior, comprei um vestido de branca de neve pra ela, porém, muito grande. Ela parecia uma anã com o tal vestido, já que o corpo era desproporcionalmente grande pro tamanho dela. A saia, curta, ficava na canela dela, pra se ter uma ideia da imensidão do vestido.

     Mostrei o vestido pro Bruno e disse que nenhuma costureira faria o concerto no final de semana (diminuir o tamanho do tronco e um pouquinho dos ombros). Ele me tranquilizou dizendo que daríamos um jeito. Me enrolei até o domingo á noite pra começar a ajeitar o vestido. Fiz três tentativas que me consumiram uns 20 minutos cada. A costura saía cada vez mais torta. Quando parti pra quarta tentativa, me irritei, dei uma bufada e disse:
- Ah!!! Não quero mais "brincar" disso!
- Mas porque tu não me deu o vestido antes? Eu faço os ajustes!
Disse o meu querido marido!

     Acho que no fundo queria mostrar pra mim mesma que conseguiria ajustar o vestidinho sozinha. Mas quando ele se ofereceu pra fazer isso, confesso que fiquei bem feliz.

     Em meia hora o vestido estava pronto. Ele ainda comentou que a saia não tinha ficado como ele queria (e realmente ficou um pouco estranha...). Mas respondi que estava ótimo. A Laura curtiu a sessão costura e se divertiu cortando pedaços de linha " pra ajudar o papai". 


Ao fundo a cortina confeccionada pelo Bruno.

Sorriso pra foto!

Sessão costura com a participação especial da Laurinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário