segunda-feira, 20 de julho de 2015

O comentário pra Bela Gil e os vários lados de uma mesma moeda

     Ontem a noite, sapeando pelo Facebook, vi um post da Bela Gil (que tenho respeito e admiração pelo trabalho) sobre o uso da cúrcuma ao invés do creme dental na escovação. Segundo o que ela escreveu, o flúor é tóxico, faz muito mal à saúde, causa diversos problemas nos ossos e tal. Apesar de saber dos benefícios dele na odontologia, fiquei na minha.

     Hoje á tardinha, estava estudando e, na minha pausa, fui sapear novamente pelo Face. Pra minha surpresa, a Bela Gil  escreveu outro post, esclarecendo que aquela era a opinião dela, e que não quis desrespeitar nenhum dentista e que gostaria de diminuir as coisas tóxicas no seu dia a dia.  Muito naturalmente, postei um comentário expondo o meu ponto de vista sobre o assunto.

     Não vou transcrever nada (taí o link pra quem quiser conferir) mas em menos de 10 minutos, mais de 100 pessoas "curtiram" meu comentário, outras tantas elogiaram meu posicionamento educado diante do assunto e algumas me criticaram. Agora á pouco, me assustei com a repercução da coisa: quase 900 "curtidas" e 43 respostas. 

     Aí parei e fiquei pensando nas diversas, variadas e incontáveis opiniões sobre qualquer coisa que alguém publique.  Pensei além: na  falta de respeito de certas pessoas, na falta de conhecimento delas e de como a agressividade toma conta das pessoas pelos menores motivos. Assustador.

     O post da Bella dizia respeito aos malefícios do flúor, ao meu entendimento ao menos, daí já tem gente dizendo que os nazistas davam flúor pras crianças pra baixar o seu QI (sim... mas em que concentração??), que na Europa o flúor é proibido (algum motivo plausível deve haver...), que os dentifrícios fluoretados foram liberados para menores de 3 anos a fim da indústria farmacêutica obter mais lucro... mais um mundaréu de coisas.

     Como profissional que usa e recomenda flúor pros meus pacientes, sei muito bem que o custo de um creme dental fluoretado é muito menor do que um livre "desse veneno". Sei as concentrações que tornam o grande aliado dos cirurgiões dentistas realmente tóxicos, mas nem por isso esculachei a Bela Gil por causa disso. Muito menos dei mais pano pra manga pra continuar a discussão.

     Agora sim, vou transcrever um trecho de uma resposta minha depois de uns comentário sem noção: " Bueno, galera... vou reescrever: TUDO em excesso faz mal Flúor, cúrcuma, batata doce, aveia, farinha branca, tomate, abobrinha... até água!!! Quisera eu me isolar de todos os trangênicos, agrotóxicos, produtos químicos e outras porcarias que existem por aí... o fato é que não tenho como me manter numa redoma de vidro. Nem eu, nem ninguém!!! Paciência! E consciência do que pode ou não fazer mal. Isso já é meio caminho andado..."


     Acho difícil a Bela Gil ler esse post, mas, em todo caso, quero que ela saiba que admiro muito o trabalho dela, tenho o seu livro de receitas (faço várias e várias receitas dele) e respeito a sua opinião, apesar de discordar de certos pontos. Sigo o Ayurveda, pratico yoga, tento fugir de trangênicos, agrotóxicos, evito enlatados, embutidos... e respeito os outros, inclusive os que divergem das minhas opiniões.

     Respeito é bom, pena que nem todos gostam.



Nenhum comentário:

Postar um comentário