segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Nova fase

     Estamos passando por uma nova fase da Laura. Ela está mudada em vários aspectos.  Mais compreensiva, um pouco mais flexível, muito carinhosa. Felizmente a comida deixou de ser um problema. Ela está comendo super bem, experimentando novos pratos e o melhor de tudo, adorando. Ainda há total resistência com relação a batata. Não vai frita, cozida, assada, em purê... mas acredito que ela ainda vai se render  O cardápio do almoço foi escolhido por ela esses dias (lasanha), e pela primeira vez em 3 anos e 2 meses, ela sentou á mesa comigo e com o Bruno, sem choro, drama nem gritaria. 

     A conquista do mês de dezembro foi conseguir subir no vaso sanitário sozinha. Todos os que estavam  em casa eram chamados a presenciar a Laura escalando o vaso. 
A Vania, nossa "táta" diária até o final do ano, deu alta mão nos progressos no banheiro. Ela continuará conosco fazendo faxina nesse ano novo, 1 vez na semana. Expliquei pra Laura que a Vania não irá mais vir todos os dias porque ela vai trabalhar em outro lugar e tal.

- Mas quem é que vai tomar conta de mim?
- Ou a mamãe ou o papai. Depende do dia. A Vania vem só de vez em quando.
- Ah, tá!

     Se por um lado as conversas dão resultados satisfatórios na hora de explicarmos as coisas pra ela, o imediatismo também está fazendo parte dessa nova fase.
"Mas eu quero agora" virou a frase mais dita do momento.

- Mãe, posso brincar com a Camila?
- Pode sim, filha. Mais tarde a tia Milena vai trazer a Camila aqui.
- Mas eu quero agora!
 
- Eu quero comer massinha!
- Tá bom. Vou fazer.
- Mas mãe, eu quero agora!!
 
 
     Noite dessas estávamos na casa da Márcia (minha cunhada). Lá tem uma banheira que a Laura adora. Pra dar a entender que a verdadeira intenção dela visitar a tia Márcia e o Tio Temi era deitar e rolar na banheira, ela disse:

- Olha só... cheira meu sovaco. Ele tá fedido! Preciso tomar um banho na banheira da tia Márcia. Vai comigo, tia?



     Lidar com o gênio forte da crespa não é uma tarefa das mais fáceis. Pra evitar conflitos, principalmente na hora de se vestir, dou a ela duas opções de roupa e de calçado. Ou isso, ou ela fica no quarto, pensando na birra, no "cantinho do pensamento".
- Bom, Laura. Tu podes escolher entre colocar a melissinha rosa ou a branca de maçã. Tu que sabe.

     Estava ajeitando as coisa pra passarmos o domingo com alguns casais de amigos e as crianças (turma das mãezinhas...) e não tinha jeito da Laura se arrumar.
- Filha, coloca logo a tua saia e os chinelos que o pessoal está nos esperando!
- Mas mãe, eu tô aqui brincando com a "moneca"!
- Então eu vou indo e vou te deixar aqui...
Com o maior olhar "blasè" ela me responde:
- Tu que sabe, mãe. Tu que sabe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário