quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Porto Alegre é demais!

     Adoro Porto Alegre. Morei lá por duas vezes, uma durante o cursinho pré vestibular e outra logo depois de formada. Minha segunda experiência na Capital foi mais legal. Conheci lugares sensacionais! Me lembro que passei o verão todo lá, trabalhando, e nas horas de folga, saía conhecer a cidade.

     Além de visitar as exposições dos museus do centro da cidade,  fui assistir filmes a RS 3,00 no Santander Cultural, comer strudell de maçã no MARGS (quando alguém ia comigo, jogávamos o Resta 1 de bolitas e Damas de vidro que tem lá) , praticava yoga nas sombras das árvores da Redenção, tomava a famosa jarra de suco da Lancheria do Parque. Durante o dia, fazia a maioria das coisas a pé; colocava alguns pilas no bolso, uma canga e uma garrafa d`água na bolsa e saía pra explorar a cidade. Raramente pegava ônibus. 

     À noite, me divertia com o pessoal que conheci naquele tempo, e também com os amigos da minha adolescência e infância que moravam lá também. Conheci todos os bares e restaurantes da Cidade Baixa e cheguei a ir numa festa no local do antigo Escaler, que fica no parque da Redenção. Adorava dançar black music no G Powers e assistir dança flamenca  e comer no Tablado Andaluz.  Por dois anos consecutivos fui no Bailinho da Redenção, em comemoração ao aniversário da cidade. Que coisa boa!! Parecia uma mega quermesse de interior.
 
 
     Já fui assaltada lá (e sofri uma tentativa de assalto hilária, que vou contar pra vocês outra hora), me incomodei, corri de um tarado com os documentos de fora ás 7:00 da manhã na Redenção ... nem tudo são flores na terra do Arroio Dilúvio. Se chorei ou se sofri, o importante é que estou aqui pra falar das coisas boas dessa cidade.

     Sempre que dá, dou um pulo na Capital. Brinco que é pra desencardir os "garrão" da terra vermelha. E sempre que tenho um pouco mais de tempo, visito um lugar que ainda não conhecia. Esse ano fui até a Fundação Iberê Camargo e ao Museu da Santa Casa.

     A feira do livro merece sempre uma visita, e esse ano fui especialmente pra prestigiar o lançamento do Maria volta ao Bar, um baita livro de crônicas que foram escritas num boteco típico de lá, daqueles que eu frequentava nos áureos tempos. Um colega de colégio é um dos cronistas, e fui lá dar um abraço nele.

     Gente boa tem em todo lugar do mundo, mas as pessoas que vivem em Porto Alegre, seja por terem nascido lá ou por escolhido a cidade pra morar de vez, têm a cara da cidade. Não queria citar nomes, mas impossível não pensar em Porto Alegre sem lembrar do Fábio e da Tani (meus tios queridos), a turma da Nívea e da Carol, todos gente finíssima, da Thanaia e dos nossos almoços executivos, dos meus irmãos Camila e Daniel e da sempre parceria deles, do Felipe Maria (meu amigo jornalista, cronista, boêmio e gente boa demais), do Augusto e da Ju (típico portoalegrense que casou com uma santarrosense e que volta e meia pintam aqui na colônia), da Gláucia e do Duda (casal de amigos chiques e divers) ... e mesmo que haja desencontros quase sempre que ando por lá, gosto demais de encontrar essa gente! Certamente vou me esquecer de alguém, então já peço desculpas agora. Vocês são todos super, hiper, mega legais! 
 
     Lá aprendi a tomar cerveja e apreciar os botecos (Fábio e Tani: os melhores mestres da área), a comer sushi (com meus "irmãos mais novos" - sempre aprendo algo de bom com aqueles dois), procurar livros em sebo, explorar as delícias do Mercado Público...
 
    As últimas figuras que eu estive, foram  a turma da Nivea e a Amandinha (mais nova integrante da trupe),o Felipe Maria, a Telma (que já trabalhou com a Camila, da turma da Nívea), a Pati (que eu já conhecia de outros carnavais, amigona da Carol) e o  Vini, pai do Otto (guri da mesma idade da Laura e que pelas histórias que escutei dele, é uma figuraça).
 
     Certa vez, o Augusto disse que a vida da gente parece uma novela, com vários núcleos de personagens que se cruzam em ocasiões variadas. E é a mais pura verdade. Sei que algumas das pessoas desses núcleos aí de cima se conhecem. E a cidade onde se passam as comédias, os dramas... enfim, as melhores histórias dessa novela é Porto Alegre. Por concentrar tantos lugares legais e pessoas fantásticas assim é que Porto Alegre é demais!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário