quinta-feira, 22 de maio de 2014

O mundo feminino

     O entendimento da Laura em relação aos gêneros é total. De uns dois meses pra cá, ouvimos muito as afirmações:

- Rosa é de menina. Azul é de menino.

     Hoje, á caminho da creche, ela me perguntou:

- Mãe! Menino usa saia?

Respondi que geralmente não usa, mas que existe um país chamado Escócia, em que os meninos usam saia sempre. Os olhos dela se arregalaram com a informação. Parece que vi aquele balão de pensamento das histórias em quadrinhos se formar acima da sua cabecinha: "E eu pensando que saia era coisa de menina... quem diria!!". 

     Abrindo um parágrafo à parte: meus rituais de beleza são poucos e super rápidos (meus cabelos são lisos ao extremo, corto em média duas a três vezes por ano e não os pinto, fora isso, faço as unhas e me depilo em casa; salão de beleza só em eventos como casamentos e afins, coisa que não acontece todos os dias...). O que faço religiosamente é tirar o excesso de pelos (pra mim pêlo que é pêlo sempre terá acento circunflexo...) das sobrancelhas, lá na Neusa. Isso porque sou totalmente descoordenada. Já fiz estragos suficientes nessa região. Agora entrego nas mãos da Neusa e deu.

     Hoje levei a Laura pro ritual das sobrancelhas, por perceber está na hora da neninha conhecer esse mundo, pois suponho que ela frequentará mais os salões de beleza do que eu em virtude de ter os cabelos crespos e ser mais vaidosa (coisa que admito ter de menos...). Foi divertidíssimo! No início ela ficou meio ressabiada, pois me deitei na cama e a Neusa já colocou a luz no meu rosto. Sentada na cadeira ao lado, ela perguntou:

- Agora é a minha vez?
- Não filha. Tu só vais fazer isso quando fores bem grande.
- Ah, tá bom então!

     Depois, entre a conversa que ela estava tendo com a minha "personal sobrancelha" (papo esse que não teve trégua) ela me perguntava:
- Mãe, tu tá bem?
- Tudo bem, mãe? Vou segurar na tua mão.

     O próximo passo no caminho da beleza será um corte de cabelo completo no salão, com o Jairson, que a Laura já conhece. Até agora, somente a vó Mari passou a tesoura nos cachos Belezinha. Eu atorei a franja dela mês passado e jurei não me meter a fazer coisas que não sou capaz. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário