sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

É outro nível

     O tempo passa, o tempo voa. Com 4 anos, a Laura está no nível II da Educação Infantil. Desde o final do ano passado, ela chega das aulas cheia das novidades do "nível II".
- Hoje a gente conheceu a sala de aula do nível II.
- Mãe, sabia que no Nível II a gente vai sozinha no banheiro, sem a profe?

     Como as aulas na creche iniciaram no início de janeiro,  adaptação á nova sala e as novas profes foi bem tranquila. E as novidades da nova etapa continuam: ela escreve o nome certinho, com as letras bem desenhadas; os desenhos estão cada vez com mais detalhes e as pinturas estão caprichadas.
- Sabe, né, pai... a gente tá no nível II.
- Sim, tô sabendo.
-Pois é. Tu acredita que o meu colega fez xixi na calça hoje! No nível II!!
Quem a escuta falando assim, acha que só as crianças no Nível I podem fazer xixi ca calça, as maiores nem pensar.
- Sabe que ano que vem eu vou pro nível III e depois eu vou pra outra escola?


     Desde o Nivel I (ano passado), as crianças da escola realizam as atividades numa cartilha. Esse ano, providenciamos a cartilha nova e eu perguntei:
- Filha, já começaram a usar a cartilha?
- A POS TI LA, mãe. cartilha é pras crianças pequenas, Nós, no nível II, usamos apostila.
- Ah, tá... entendi.
- Eu vi as crianças menores usando a cartilha, elas estão naquela sala velha, lá do nível I. E a gente é do nível II. 

     Há algumas semanas, o papo foi esse:
- Mãe, eu já tô grande, né?
- Sim, filha. Tu estás crescendo bastante.
- Então, a gente vai combinar uma coisa: quando a gente chegar na creche, tu não precisa descer e me levar até a porta da escola. Eu vou sozinha. Porque eu já tô no nível II! 

     Desde o dia dessa conversa, quando estamos chegando na creche ela já avisa:
- Pode deixar que eu vou sozinha,
- Mas eu preciso falar com a tia Miti.
Aí ela dá aquela virada de olhos característica e me responde, a contra gosto:
- Tá bom, então...

     Penso cá comigo que ano que vem ela vai me pedir pra deixá-la na esquina... 




Um comentário:

  1. Que figura!Ja querendo ser independente. Aqui em casa tbm tem mto disso, eu sou do 2, so os do 2 fazem tal coisa...loucos pra crescer.

    ResponderExcluir