terça-feira, 19 de maio de 2015

Professor Ubiratã, o Bira.

     Todos que conhecem um pouco da minha trajetória sabem que eu fiz faculdade na Ulbra, em Torres. Sempre digo que era feliz e sabia, pois foi um privilégio morar e estudar na praia. Mas se engana redondamente quem acha que tudo o que eu aprendi na graduação entrou na minha cabeça via maresia. Me esforcei pra "carai" (procuro não pronunciar o caralho com todos os lhs e em sua total sonoridade pro causa da Laura - aliás, o próximo post será sobre o "carai"), varava madrugadas estudando e, pra completar a vida universitária, tínhamos certos professores que eram por demasia temidos pelos alunos, pela brabeza, pela cara feia com que éramos olhados, pelas mijadas (altas mijadas...) e pelas notas baixas nas aulas práticas. 
     A turma da periodontia (leia-se Sabrina, Festugatto e Daudh) causavam pesadelos. Do trio da Dentística só se escapava o Maurício, que sempre foi gente boa conosco. O Rinaldo e o Ubiratã... pelo amor da vaca jésey! Morríamos de medo deles. Tínhamos aula de Dentística pela manhã e de Perio no turno da tarde, tudo na segunda feira. Por vezes já começávamos a sofrer no domingo de manhã.  Me lembro de achar tudo mamão com açúcar na faculdade depois de ter passado por essas duas disciplinas. 

     Bueno,  o tempo passou e veio o Facebook pra gente saber por onde anda o pessoal das antigas. Da turma da Perio não sei nada (e acho que eles me mijariam por algum motivo se encontrasse com algum deles). Da Dentística mantenho contato com o Maurício, com o Rinaldo e com o Ubiratã.

     Ano passado, andava numas que não sabia que rumo tomar na vida, e fui procurar o Bira. Ele e a Carol receberam eu e o Bruno com caipirinha em casa. Ali deu pra ver que não era o Professor Ubiratã que estava batendo um papo comigo, era o meu colega Bira.   Conversamos bastante e eu resolvi fazer outra especialização. Gostei demais de trocar uma idéia com ele e com a Carol, me clareou muito as idéias.

     Recentemente, me matriculei num curso de Coroas, Facetas de Porcelana e Lentes de Contato (viva a estética odontológica!!) organizado pela Carol, tendo o Bira como professor. Pelo contato que tive com ele há alguns meses atrás, sabia que ele não iria nos tirar o couro como na graduação. E não errei. O que me deixou mais feliz foi perceber que quem estava nos dando aula, não era o Professor Ubiratã, e sim o nosso colega Bira, que sim, tem uma bagagem maior, é mestre na coisa e é um baita cara, mas que não nos escondeu o jogo. Nos mostrou coisas lindas que podemos fazer nos nossos consultórios, de uma jeito tri descontraído, engraçado e profissional ao mesmo tempo.

    Fui mostrar um preparo que fiz num dente pra ele e recebi um baita elogio!!! Brinquei que ele poderia ter me dado um elogio daqueles na Dentística I, e um ex colega completou pedindo uma nota maior do que 6,5 na prática.  Nos divertimos horrores relembrando o lado carrasco do Bira. Vários colegas da Odonto de torres fizeram esse curso, e tenho certeza que todos gostam mais dele agora do que na época que ele era o Professor Ubiratã. Até ele mesmo confessou que era meio ruinzinho conosco, entre as lembranças que inevitavelmente rolaram daqueles velhos tempos.

     Como eu sei que ele volta e meia lê o blog, quero deixar registrada aqui a minha admiração à esse cara e à Carol, a esposa dele (como diz o ditado: Por trás de um grande homem, sempre tem uma baita mulher).  Obrigada pelos conselhos e por partilhar os conhecimentos comigo. Espero poder encontrá-los em breve e poder colocar as pequenas (Gabi e Laura)  pra brincar.
... e fala essa Andrea...
A Carol, que tornou esse encontro tri bom!

Com a mão na massa.


Aprendendo sem ter que se preocupar com a nota da prática. 

Ah, se essa assopradinha acontecesse há uns 15 anos atrás, era ZERO! Hahaha!!


Casal parceria, nota 10!
O teacher Bira, eu e o certificado.


2 comentários:

  1. queridíssima...muito legal teus textos adoro blogs e estou sempre bicando por aqui...fiquei muito feliz com o que escreveste...obrigado...Bira teu colega...

    ResponderExcluir